domingo, 25 de março de 2007

Henrique Cayatte - uma apresentação

Henrique Cayatte, Designer, nasceu em Lisboa em 1957.

Membro da Associação Portuguesa de Designers, foi director gráfico de diversas editoras e trabalhou como freelancer na área editorial.
Foi Membro da Selecção Portuguesa à Bienal Internacional de Ilustração Infantil de Bratislava (1985).

Em 1990 fundou o Atelier Henrique Cayatte, onde desenvolve trabalho de Design na área cultural, educativa e científica, ilustração e produção de trabalho editorial, bem como assessoria gráfica e de comunicação pluridisciplinar e multimédia.

É membro e conferencista, desde 1993, dos Rencontres Internationales de Lurs (França). Pertenceu à Comissão Organizadora do Congresso Internacional de Design Gráfico – ICOGRADA PORTUGAL'95, tendo pertencido ao respectivo Board International e é actualmente Membro do Conselho Consultivo do Centro Português de Design.

Em 1994 coordenou os catálogos para a área de exposições da "Lisboa Capital Europeia da Cultura" e em 1996 foi editado pela revista Graphics.
Desenvolveu, em conjunto com o arquitecto italiano Pierluigi Cerri, o sistema de sinalética e comunicação da EXPO '98.

Recebeu vários prémios e medalhas, entre eles, o 1.º Prémio de Ilustração da Secretaria de Estado da Cultura 1986 para o conjunto da obra de ilustração; o Prémio Fundação Calouste Gulbenkian de Ilustração 1988; o Prémio Nacional de Design, atribuído pelo Centro Português de Design (1999).

Dirigiu, entre 1995 e 2001, o Seminário Avançado de Design de Comunicação do A.R.C.O. De Setembro de 1995 a Julho de 1996 foi autor de uma crónica semanal de rádio sobre design, na T.S.F., editado pela revista Graphics (1996).

Foi responsável pelo Design global do Pavilhão de Portugal na exposição universal Hannover 2000 e pelo projecto expositivo do Pavilhão de Portugal na exposição mundial de Aichi 2005, no Japão.

É professor convidado na Universidade de Aveiro e um dos coordenadores do curso de pós-graduação em Design Urbano da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e do Centro Português de Design.

Recebeu o Prémio Nacional de Ilustração do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas e da Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil - secção portuguesa do IBBY, em 2001 e o Grande Prémio de Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade livro ilustrado, em 2002.

Foi fundador e autor do design global, editor gráfico e ilustrador do jornal Público.
Em 2003 ganha o Prémio Nacional de Design 2003 e o prémio Dibner Award 2003 com a exposição Engenho e Obra – Engenharia portuguesa no século XX.

É autor do Design da revista Egoísta que, em 2005, venceu 4 prémios de Design internacionais.

É autor do design global da obra D. Quixote, editada pelo jornal Expresso, do novo design global dos jornais Diário de Notícias e O Jogo e do design global do novo Passaporte Electrónico Português e do Cartão de Cidadão.

Prepara actualmente, entre outros projectos, uma grande exposição sobre a Terra para a Faculdade de Ciências de Lisboa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pela coragem, designer Cayatte!
Nem todos se prestam a "contracenar" com psis.
Nada, que não é tarefa fácil!
Esteve no seu melhor!
Adorei aquela da (FALTA DE)sinaléptica do campus da UA, que o Prof. Vasco Branco teve a ambilidade de explicar como possibilidade de aproximação dos seres!
Demais!
Paula Pitanga